.posts recentes

. Brigadas Móveis - 06-07-2...

. Próximas Brigadas Móveis

. Jornal "Público" - Dia 22...

. Recolha no dia 21 de Junh...

. Facebook - Juntos Pela Te...

. Diário de Notícias - 07/0...

. Brigadas Móveis

. Locais Para Recolha de Sa...

. Novos Vídeos no Youtube

. Notícia Jornal Público, 2...

.arquivos

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

Sábado, 23 de Maio de 2009
Notícia Jornal Público, 23/05/2009

Notícia na Edição do dia 23/05/2009 do Jornal Público:
 
http://jornal.publico.clix.pt/

Onda de solidariedade mobiliza Beja para ajudar jovem que sofre de leucemia
23.05.2009, Carlos Dias

Colegas de escola tentam tudo para ajudar a encontrar um dador de medula óssea que salve
a amiga que está internada. Vídeos no You Tube têm dado grande ajuda à causa


A campanha dinamizada por um grupo de jovens alunos da Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja, para encontrar um dador de medula óssea compatível com a colega Teresa Brissos, de 17 anos, que sofre de leucemia linfoblástica aguda, está a impressionar a comunidade local, ao aderir em grande número para fazer testes de sangue no hospital local. Juntos pela Teresa foi o lema escolhido para ajudar a salvar a amiga que desde Setembro luta contra a doença, na campanha que iniciaram poucas semanas após o internamento da jovem. Ainda não foi encontrado um dador de medula óssea compatível, mas o número de adesões tem comovido a cidade.


A dura realidade chegou num apelo lançado pela mãe da jovem no último domingo de Páscoa e a revelação deixou consternados os amigos mais próximos. Confrontados com o factor tempo, discutiram de imediato, noites dentro a fio - o dia pertencia à escola - a forma de projectar o apelo. Em algum lugar haveria de estar um dador compatível com a amiga.


"Durante uma semana não dormimos", conta José Farinho, elemento do grupo. As reuniões em casa do amigo Gaspar Cano e da Marta Braga prolongavam-se até à ida para as aulas, perante a complacência dos pais. A todos foi incumbida a tarefa de procurar informação sobre a doença para fundamentar o seu apelo por um dador compatível. O primeiro vídeo alusivo à causa foi lançado no You Tube. Só o site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia já recebeu quase 9000 visitas.


Quase de imediato "caíram no e-mail da campanha (

juntospelateresa@gmail.com

) mais de 70 voluntários" refere José Farinho. Seguem-se os órgãos de comunicação. Falam com os amigos e afixam nas escolas de Beja cartazes a apelar à recolha de sangue para testes de compatibilidade de medula óssea.


Elaboram seis vídeos, um deles em inglês, para caracterizar a doença e explicar como e quem pode ser dador. "Rapidamente chegámos às 12 mil visualizações na Internet" e todos os dias chegavam mensagens novas, acentua Carlos Palma, outro dos elemento do grupo. "Nem me apercebia do que estava a fazer dominado que estava pelo cansaço", confidencia Farinho. O Gaspar já arrastava os pés no percurso casa-escola.


Entretanto, os professores iam anunciando a chuva de testes para o terceiro período. Tinham de optar. "Há tempo para tudo", assume Joana Mira, enquanto a Isabel Pina diz que as notas na escola não foram preocupação. "Lembrei-me apenas da Teresa", justifica. Mas para alívio do grupo, os professores foram condescendentes com o repentino surto de sonolência que afectava alguns alunos. Todos sabiam que era difícil encontrar um dador. Mas, a esta incerteza, Teresa tinha a resposta: "Se não for para mim, é para outros que estejam nas minhas condições".


Chega o dia da Feira do Alentejo - Ovibeja, no início de Maio, o momento ideal para cativar milhares de pessoas para a causa. Adriana Mendes, que se viu na contingência de transferir o seu peixe de um pequeno aquário para nele colocar os 2500 laços alusivos à campanha, nem o primeiro-ministro poupou quando este visitou a Ovibeja. Fizeram-lhe a entrega de uma tarjeta a explicar o porquê da campanha e ofereceram-lhe um laço cor-de-laranja, que José Sócrates fez questão de colocar na lapela do casaco, e comprometeu-se a contactar o seu amigo Duarte Lima para os ajudar.


Mas nem tudo correspondeu às expectativas. "Tivemos algumas decepções", refere Adriana Mendes, apontando o escalão etário entre os 30 e os 40 anos como aquele de onde partiram "mais negas", fruto de algum desconhecimento e desconfiança.




Vídeos em:

www.youtube.com/juntospelateresa

       E-mail: juntospelateresa@gmail.com




Juntos Pela Teresa,

José Farinho


publicado por juntospelateresa às 13:29
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De César a 28 de Maio de 2009 às 15:04
Já realizei analises e estou inscrito na base de dados de dadores, mas ainda não recebi o resultado das analises. Daqui para a frente nada mais posso fazer, agora tudo depende do meu ADN. Que haja esperança até se encontrar a pessoa certa.

Parabéns a todos os amigos da Teresa que estão a mobilizar toda esta campanha.

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.tags

. todas as tags

.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds