.posts recentes

. Brigadas Móveis - 06-07-2...

. Próximas Brigadas Móveis

. Jornal "Público" - Dia 22...

. Recolha no dia 21 de Junh...

. Facebook - Juntos Pela Te...

. Diário de Notícias - 07/0...

. Brigadas Móveis

. Locais Para Recolha de Sa...

. Novos Vídeos no Youtube

. Notícia Jornal Público, 2...

.arquivos

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

Segunda-feira, 8 de Junho de 2009
Diário de Notícias - 07/06/2009
Leucemia

Marta ajuda Teresa a procurar um dador

por RITA CARVALHO<input ... >

Os amigos da adolescente têm feito tudo para divulgar a sua causa, mas contam agora com um apoio de peso: os mobilizadores da campanha de Marta, a menina que já encontrou um dador. Divulgação cresce na Internet

Na rede social do Facebook, Teresa, jovem de 17 anos com leucemia que procura um dador de medula compatível, tinha ontem apenas 50 "amigos". Nada comparável com os 13 640 de Marta, a menina de cinco anos que também está doente, mas que já encontrou um dador para fazer o transplante, depois de uma mobilização gigantesca feita através da Internet. Mas desde ontem que a adolescente de Beja conta com um apoio de peso. Os promotores da campanha de Marta, que levaram mais de dez mil pessoas a inscreverem-se no banco nacional como dadores, juntaram-se à sua causa.

"Agora foi a Marta, a seguir és tu, Teresa." Mensagens de esperança como esta, endereçadas por pessoas que organizam a campanha de Marta, começaram ontem a chegar ao e-mail do movimento Juntos pela Teresa. Isto porque, mesmo depois de encontrado um dador compatível para a criança de cinco anos, os promotores da sua causa continuaram empenhados em arranjar mais dadores.

As acções de recolha continuam por todo o País e cresce a possibilidade de ser encontrado um dador compatível. Para Teresa e para todos os doentes com leucemia que esperam que um transplante que lhes salve a vida. Por e-mail chegaram também sugestões e ajudas concretas: "Um amigo da Marta ofereceu-se para traduzir os vídeos da Teresa que já tinham sido feitos por nós, para divulgar o caso no estrangeiro", contou ao DN José Farinho, amigo de Teresa e promotor da causa.

A conta do Facebook de Marta, que chega a milhares de pessoas, foi ligada à de Teresa e os comentários de apoio não pararam de chegar. Se já estava na rede social do hi5 e do YouTube, com o Facebook, o caso de Teresa chegará muito mais longe. "O melhor que nos aconteceu foi juntar a campanha da Marta à nossa. É uma ajuda preciosa e um sinal de esperança", acrescenta José Farinho, emocionado com o apoio que chega destes desconhecidos.

É "desta generosidade e do amor incondicional dos amigos e familiares que Teresa retira forças", conta a mãe da adolescente de Beja, actualmente a viver em Lisboa devido aos tratamentos no IPO. Ao DN, Maria Fernanda Brissos realçou o optimismo da filha mas também a angústia de "uma batalha tão desleal". "É esperar por algo que não está nas nossas mãos", diz . A esperança de encontrar um dador reforça-se com mais este apoio: "Tudo o que se consegue não é para um, é para todos."

 

 

 

José Farinho

Juntos Pela Teresa

publicado por juntospelateresa às 00:27
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Observador a 8 de Junho de 2009 às 11:09
Sem dúvida que a Teresa irá beneficiar da grande campanha gerada em torno da Marta. E ainda bem.
O importante é que apareça alguém que permita que a Teresa continue a viver.

Felicidades e Força.

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.tags

. todas as tags

.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds